CURSOS DISPONÍVEIS

DESCRIÇÃO

Gestão do Tempo e do Stress

Carga horária: 16 Horas | Preço: 150 € (Presencial) / 50 € (E-learning) | Regime: Presencial e E-learning

Objetivos gerais:

Este curso Gestão do Tempo e do Stress pretende dotar os formandos de capacidades que permitam aplicar técnicas individuais de gestão do tempo, planificar tarefas e actividades de trabalho,  identificar os factores chave para uma delegação de sucesso, capacidade para gerir eficazmente o stress, avaliar e modificar o seu modo pessoal de resposta aos desafios do quotidiano.

Objetivos específicos:

No final da formação Gestão do Tempo e do Stress, os formandos deverão ser capazes de:

  • Saber identificar e aplicar técnicas individuais de gestão de tempo;
  • Planificar tarefas e actividades de trabalho sem desperdiçar tempo;
  • Identificar desperdiçadores de tempo profissionais e pessoais;
  • Definir objectivos e estabelecer prioridades
  • Aprender a vencer a procrastinação e a dizer “não”;
  • Planificar a agenda de trabalho.
  • Desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress no local de trabalho;
  • Identificar e avaliar o grau de vulnerabilidade ao stress;
  • Elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do stress.

Conteúdos programáticos:

1. Tempo

  • Definição de Tempo
  • Dimensões do Tempo
  • Leis do Tempo

2. Planeamento na Gestão do Tempo

  •  Determinar objectivos
  • Elaboração de planos diários, semanais
  • Utilização de check-lists
  • Definição e gestão de prioridades

3. Técnicas de Gestão do Tempo

  • Organização do dia de trabalho
  • Agrupamento de tarefas
  • Os desperdiçadores de tempo
  • Controlo das interrupções e dos telefonemas
  • A importância de dizer “não”
  • A Delegação

4. O Stress

  • Conceito de Stress
  • Causas e fatores primários de stress no trabalho
  • Sintomas de Stress – relação entre desempenho e stress

5. Avaliação Individual do Grau de Stress

  • Fases do stress
  • Prevenção do Stress
  • Formas individuais de lidar com o stress

6. Plano de Desenvolvimento Pessoal

Comunicar Assertivamente

Carga horária: 20 Horas | Preço: 200 € | Regime: Presencial

Objetivos gerais:

Este curso Comunicar Assertivamente pretende dotar os formandos de conhecimentos sobre as principais técnicas e mecanismos de comunicação assertiva.

Objetivos específicos:

No final da formação Comunicar Assertivamente , os formandos deverão ser capazes de:

  • Reconhecer e aplicar os mecanismos e técnicas da comunicação assertiva.
  • Aplicar as normas da comunicação assertiva em diversos contextos empresariais, sociais e interpessoais.

Conteúdos programáticos:

  1. A importância da assertividade no dia-a-dia
  2. Comunicação verbal e não-verbal: semelhanças e diferenças
  3. Assertividade: o que é? Para que serve?
  4. Passos e características da comunicação assertiva
  5. Praticando a assertividade com eficácia: análise e discussão de casos e situações concretas e práticas

Gestão de Conflitos

Carga horária: 12 Horas | Preço: 100 € (Presencial) / 50 € (E-learning) | Regime: Presencial e E-learning

Objetivos gerais:

Este curso Gestão de Conflitos pretende dotar os formandos de capacidades que permitam aplicar técnicas individuais de gestão de conflitos bem como identificar os factores-chave para uma negociação de conflitos e resolução de situações-problema.

Objetivos específicos:

No final da formação Gestão de Conflitos , os formandos deverão ser capazes de:

  • Definir conflito;
  • Identificar tipos de conflitos;
  • Distinguir as principais características dos conflitos interpessoais;
  • Identificar as causas dos conflitos interpessoais;
  • Identificar as principais causas dos conflitos nas organizações;
  • Identificar os pressupostos básicos para uma gestão eficaz dos conflitos;
  • Aplicar formas de comunicação assertiva;
  • Identificar as etapas do processo de Gestão de Conflitos;
  • Seleccionar estratégias de acordo com a situação e a análise prévia;
  • Reconhecer alguns dos princípios fundamentais da negociação.

Conteúdos programáticos:

  1. O Conflito
    • O que é um conflito?
    • Tipos de Conflitos
    • A Visão Positiva do Conflito
    • Formas básicas de Actuação
    • Os conflitos interpessoais no local de trabalho
  1. Gestão de conflitos
    • Condições antecedentes do conflito
    • O processo de Conflito
    • Estilos de Gestão de Conflitos
    • Consequências de Conflitos
  1. Técnicas de Resolução de Conflitos
    • Técnicas de Negociação
    • Gestão do Stress
    • As três abordagens fundamentais na Gestão de Conflitos

Gestão de Reclamações

Carga horária: 14 Horas | Preço: 120 € (Presencial) / 50 € (E-learning) | Regime: Presencial e E-learning

Objetivos gerais:

Este curso Gestão de Reclamações pretende dotar os formandos de conhecimentos que permitam gerir eficazmente os processos de gestão e tratamento de reclamações.

Objetivos específicos:

No final da formação Gestão de Reclamações , os formandos deverão ser capazes de:

  • Compreender o impacto das reclamações na organização;
  • Compreender e interpretar as causas das reclamações;
  • Desenvolver os processos comunicacionais de resposta à reclamação;
  • Resolver eficazmente uma reclamação de forma a reter e fidelizar o cliente.

Conteúdos programáticos:

  1. Reclamações
    • Definição de Reclamação
    • Tipos de Reclamação
    • Razões de Reclamação dos clientes e percepção de sinais de descontentamento
    • Etapas de uma Reclamação
    • Tipos de Reclamantes
    • As reações de um Cliente insatisfeito
  1. O impacto das reclamações nas Organizações
    • O significado de uma reclamação para uma Organização
    • O papel do Colaborador na Resolução de Reclamações
    • Consequências das reclamações
  2. Gestão das reclamações
    • Análise das razões de descontentamento
    •  Estratégias para lidar com conflitos
    • Comportamento assertivo como resposta às situações de Reclamação
    • Capacidade para gerir emoções
    • Regras de Ouro para lidar com reclamações
    • Aprender a tratar a reclamação como uma oportunidade
    • Linguagem adequada ao tratamento das Reclamações
    • Resolver ou Reencaminhar as Reclamações

Liderança e motivação de equipas

Carga horária: 12 Horas | Preço: 120 € (Presencial) / 50 € (E-learning) | Regime: Presencial e E-learning

Objetivos gerais:

Este curso Liderança e motivação de equipas pretende dotar os formandos de competências que permitam identificar a importância da Liderança e da Motivação de Equipas, bem como aplicar e dominar técnicas fundamentais para o seu sucesso.

Objetivos específicos:

No final da formação Liderança e motivação de equipas , os formandos deverão ser capazes de:

  • Definir motivação e identificar diferentes teorias de motivação;
  • Dominar técnicas de motivação dos membros das suas equipas;
  • Identificar os diferentes estilos de Liderança e o seu impacto;
  • Compreender os elementos fundamentais da sua intervenção sobre cada um dos elementos;
  • Organizar o trabalho de equipa;
  • Orientar a actividade das equipas em direção a um objectivo definido.

Conteúdos programáticos:

  1. Motivação
    • Definição de Motivação
    •  Diferentes tipos de motivos
    • Maslow – Fontes de Satisfação e Insatisfação inerentes a cada uma das Necessidades da Pirâmide
    • Motivação e as diferentes formas de organização no trabalho
    • A motivação para a realização e para o sucesso
    • Identificar as características das pessoas com elevada necessidade de realização
    • Identificar as condições psicológicas que conduzem a comportamentos desmotivantes
  1. Liderança
    • Definição de Liderança
    • Relacionar os estudos sobre liderança com o valor atribuído às relações humanas nas organizações
    • Problematizar as características do líder: traços pessoais versus situação
    • Caracterizar a Teoria dos três estilos de liderança
    • Avaliar o comportamento do líder em função da tarefa e das Relações Humanas
    • Comunicação com Assertividade na Liderança
  2. Comunicação nas Equipas de Trabalho
    • Estilos Comunicacionais nas Equipas de Trabalho
    • Organização do trabalho em equipa

Preparar e conduzir reuniões

Carga horária: 12 Horas | Preço: 120 € | Regime: Presencial

Objetivos gerais:

Este curso Preparar e conduzir reuniões  pretende dotar os formandos de competências para planear e conduzir reuniões de sucesso, recorrendo ao uso de estratégias e ferramentas que tornam as reuniões mais eficazes.

Objetivos específicos:

No final da formação Preparar e conduzir reuniões , os formandos deverão ser capazes de:

  • Planear uma reunião mais eficaz, evitando desperdícios de tempo e com maior resultados;
  • Reconhecer os diferentes estilos de condução de uma reunião;
  • Identificar as técnicas de comunicação que devem ser utilizadas em função do tipo de reunião.

Conteúdos programáticos:

  1. As reuniões como ferramenta de gestão
    • Importância das reuniões na realidade organizacional
    • Tipologia e funções das reuniões
    • Factores de contingência das reuniões
    • Comportamentos de liderança nas reuniões
    • Principais tipos de reuniões de acordo com os objectivos
  1. As três fases das reuniões
    • Preparação da reunião
    • Condução da reunião
    • Avaliação da reunião

Técnicas de procura de emprego

Carga horária: 8 Horas | Preço: 50 €  | Regime: Presencial 

Objetivos gerais:

Este curso Técnicas de procura de emprego pretende dotar os formandos de conhecimentos e competências para procurar emprego de forma mais ajustada ao mundo do trabalho atual.

Objetivos específicos:

No final da formação Técnicas de procura de emprego , os formandos deverão ser capazes de:

  •  Elaborar um CV;
  • Procurar ofertas de emprego de forma mais eficaz;
  • Elaborar uma carta de apresentação;
  • Identificar os aspetos fundamentais a ter em conta numa entrevista de emprego.

Conteúdos programáticos:

  1. Procura e oferta de emprego
    • Auto Avaliação
    • Meios de Divulgação de Ofertas de Emprego
  2. Elaboração de um Curriculum Vitae
    •  Forma de apresentação
    • O que deve conter
    • Como organizá-lo
  3. Elaboração de Cartas de Apresentação
  4. Candidaturas espontâneas
  5. A preparação da Entrevista

Trabalho em equipa

Carga horária: 12 Horas | Preço: 120 €  | Regime: Presencial

Objetivos gerais:

Este curso Trabalho em equipa pretende dotar os formandos de competências que lhes permitam o desenvolvimento de atitudes e comportamentos de trabalho em equipa.

Objetivos específicos:

No final da formação Trabalho em equipa , os formandos deverão ser capazes de:

  • Reconhecer a importância do trabalho em equipa;
  • Conhecer as ferramentas comunicacionais que permitem gerir assertivamente as relações interpessoais no quadro das equipas;
  • Reconhecer a importância dos objectivos e das responsabilidades no quadro do trabalho em equipa;
  • Identificar e aplicar as técnicas e mecanismos do trabalho eficaz em equipa.

Conteúdos programáticos:

1. Trabalho em equipa: implicações e especificidades
2. Equipa vs Grupo
3. O que é uma equipa: vantagens e desvantagens
4. Características de uma Equipa Eficaz
5. Factores de Sucesso da Equipa
6. Assertividade no trabalho em equipa: técnicas e mecanismos de aplicação com eficácia
7. Comunicação verbal e não-verbal nas equipas: semelhanças e diferenças
8. Gestão de conflitos e stresse nas equipas de trabalho
9. Aplicações práticas (exercícios e casos práticos)

Comunicação e Relacionamento Interpessoal

Carga horária: 12 Horas | Preço: 100 € | Regime: Presencial

Objetivos gerais:

Este curso de Comunicação e Relacionamento Interpessoal pretende dotar os formandos de conhecimentos e competências ao nível da comunicação e do relacionamento interpessoal.

Objetivos específicos:

No final da formação Comunicação e Relacionamento Interpessoal, os formandos deverão ser capazes de:

  • Identificar atitudes e comportamentos facilitadores na comunicação;
  • Optimizar a comunicação verbal e não-verbal;
  • Adoptar uma comunicação assertiva benéfica à relação interpessoal;
  • Reconhecer a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade.

Conteúdos programáticos:

  1. Comunicação Assertiva
    • Empatia e Confiança
    • A Linguagem Verbal e Não-verbal
    • A Optimização da Comunicação
    • Comunicação escrita e oral
  1. Relacionamento Interpessoal
    • Principais interlocutores: Interno e Externos
    • Fatores Pessoais
    • Fatores Organizacionais
    • Fatores Relacionais
    • Princípios, atitudes e comportamentos facilitadores na relação interpessoal
    • A atitude assertiva como facilitadora da comunicação e da relação interpessoal

Programação Neurolinguística

Carga horária: 18 Horas | Preço: 250 € | Regime: Presencial

Objetivos gerais:

Este curso Programação Neurolinguística  pretende dotar os formandos de competências que lhes permitam identificar e projetar eleva